Desenhistas Autodidatas - Projeto Cultural

 

Como Funciona

Obrigado por acessar o Projeto Desenhistas Autodidatas

Meu nome é Renato Silva, o gerenciador desse site, e autor da iniciativa de traduzir esse curso baseado no método americano para o nosso idioma.

Quem conhece o curso dos artistasfamosos e/ou teve contato as lições originais em inglês sabe o quanto esse material pode nos ajudar no estudo e aprendizagem dos aspectos artísticos e técnicos de arte e desenho. Dificilmente se encontra uma obra que se iguale em conteúdo, extensão e competência. E em virtude disso elaborei esse projeto com o objetivo trazê-lo para o nosso idioma possibilitando que várias pessoas que não são fluentes em inglês possam estudá-lo, entender 100% do conteúdo e aprender 'de verdade' na sua própria língua pátria (por que 'só olhar figuras' não é estudar). Hoje temos a introdução e mais outras tantas lições traduzidas, a saber:

  • Curso dos Artistas Famosos-Introdução

  • Lição 1: As ferramentas do artista

  • Lição 2: Formas -A base do desenho

  • Lição 3: Composição -Como fazer ilustrações

  • Lição 4: O desenho da forma humana

  • Lição 5: Anatomia artística e a figura humana em movimento

  • Lição 6: O Desenho da Cabeça e das Mãos

  • Lição 7: O desenho de tecidos, drapeados e roupas

  • Lição 8: A composição com pessoas: O arranjo da figura humana na ilustração

  • Lição 9: Criando variedades em formas, texturas e superfícies

  • Lição 10: Perspectiva para artistas [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

  • Lição 11: O desenho de paisagens e ambiente internos [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

  • Lição 12: O desenho de animais -e animais em ação [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

  • Lição 13: A família humana -a criação de pessoas de todos os tipos [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

  • Lição 14: Composição pictórica avançada [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

  • Lição 15: Desenho linear e tonal avançado [Disponível para venda exclusivamente para os membros do Projeto]

    E o que dizer em relação a todos os fatores implícitos nesse Projeto:

  • 1- Com relação ao curso dos artistasfamosos: Albert Dorne o fundador da escola junto com Fred Ludekens sentiram a necessidade de criar o Curso dos artistasfamosos devido às inúmeras cartas que recebiam de jovens e estudantes de arte que se ofereciam ansiosos, para servir como auxiliares, ou aprendizes, de forma que pudessem adquirir, com o tempo as técnicas dos mestres (fato esse que também era comum entre os outros instrutores do curso). E para atender a essa demanda eles se juntaram com mais 10 grandes artistas (entre eles Al Parker, Norman Rockwell, Austin Briggs, Bem Stahl, entre outros) e fundaram a Escola dos Artistasfamosos. Essa parceria resultou em um curso por correspondência cuidadosamente elaborado, extenso e competente sobre as técnicas de desenho empregadas por eles. Um material tão bem escrito que ainda é muito recomendado por muito dos grandes profissionais de arte nos Estados Unidos. O curso dos artistasfamosos é comparável a uma academia de arte que pode ser estudado em casa.

  • 2 – Com relação ao mercado: O Brasil é um país com extensão continental. Nele existem pouquíssimas academias e escolas de arte. Milhares de pessoas tem e sentem o desejo de estudar desenho ‘de verdade’ e não tem condições financeiras ou logística, outros não sabem como e onde conseguir ‘o conteúdo’ apropriado para formar um conhecimento embasado. A saída por diversas vezes tem sido a aquisição de ‘revistas’ em bancas que discorrem superficialmente sobre o assunto. Dificilmente se vê algo sobre ensino de arte e desenho na televisão, pra ser franco eu mesmo nunca vi, exceto os programas do Daniel Azulai nos idos da década de 80. A mídia não vislumbra em sua grade nenhum formato de programa que possa atender o estudante de arte. Ademais todo o material restante disponibilizado em livrarias ou em enxurradas de materiais fornecidos em sites para ‘download’ estão em inglês.

  • 3 – A Internet: A Internet é uma plataforma incrível, nela podemos encontrar muito material sobre arte e desenho. Mas também desprovido de uma grade curricular, desprovido de uma sequência de partes que leva a compreensão do todo. É bem sabido que ‘só se aprende a desenhar, desenhando’. Acredito que com o curso dos artistasfamosos traduzido é possível empreender um estudo proveitoso, que aliado a prática proposta pelas lições tornará possível aprender arte e desenho ‘de verdade’. E esse é um material capaz de consolidar esse objetivo e por isso ele é digno de tal empreendimento (material esse que eu não encontro na feira, não encontro na farmácia, não encontro nas bancas ou livrarias, não encontro em programas de auditórios aos domingos à tarde -e quer saber... também não encontramos na escola regular).

    A intenção do site: A proposta do Projeto Desenhistas Autodidatas é dispor em nosso próprio idioma um curso baseado no método americano de forma que possa ser estudado, compreendido e aprendido em toda sua inteireza.

    Classes: A forma como cada lição foi desenvolvida é comparável a uma classe. Não pule (aliás 'nunca' pule) as primeiras lições por achar que já sabe do básico. Procure estudar o curso na ordem em que as lições estão dispostas. A metodologia do curso é progressiva, e as lições avançadas estão sempre 'ligando, vinculando, citando, mencionando e buscando' os conteúdos apresentado nas primeiras lições (se você estudar assim, aprenderá tudo!!).

    Como Funciona?

    Quando você efetuar o pagamento do patrocínio referente ao seu cadastro o Sistema do Projeto ficará aguardando o sinal da confirmação de recebimento do Pagseguro, tão logo receba a sua a sua conta ser ativada (e você receberá um e-mail com todas as informações para acessar o Painel dos Membros). No 'Painel dos Membros' estão contidos os links das lições do curso que já foram traduzidas para download bem como também as orientação para comprar outros trabalhos que já estão traduzidos e estão disponíveis para venda exclusivamente para os membros do Projeto. Os valores levantados com as adesões e vendas desses materiais serão destinados para manutenção da plataforma e tradução das lições. Entretanto para efetuar o patrocínio é importante ter uma conta no Pagseguro ou PayPal. Aconselho inclusive que antes de efetuar o cadastro no Projeto você crie primeiro a sua conta em um desses sites

    Além das lições existem outros materiais traduzidos?

    Existem sim, além dessas lições estamos aos poucos procurando trazer obras traduzidas dos melhores entre os melhores como o Andrew Loomis e o George Bridgman. Para saber quais foram os títulos traduzidos veja em 'Perguntas Frequentes'.

    Está esperando o que? Cadastre-se já!

  •  
    Início     Como Funciona     Perguntas Freqüentes      Cadastre-se      Login
    Projeto Desenhistas Autodidatas - Uma alternativa inteligente para quem quer aprender arte e desenho 'de verdade' sem sair de casa!!